Monster Hunter Wilds finalmente chegou depois de um longo período de espera, mas como já é tradição na franquia, o jogo esconde informações vitais dos jogadores. Parece até que a Capcom faz isso de propósito para manter essa ideia de “descoberta” que tanto falam, mas na realidade só serve para criar frustração.
A série Monster Hunter sempre foi conhecida por sua curva de aprendizado íngreme e pela falta de tutoriais adequados, e Wilds segue o mesmo caminho problemático. Vou compartilhar aqui 10 coisas que o jogo simplesmente não te conta, mas que você PRECISA saber para não passar raiva.
Capturar monstros é facilitado (mas o jogo esconde isso até o pós-jogo)
Monster Hunter Wilds faz algo inacreditável: só explica como capturar monstros DEPOIS dos créditos. Sério mesmo, Capcom? Essa mecânica extremamente importante e que existia desde o Monster Hunter World está escondida como se fosse algum segredo de estado.
O processo é o mesmo de sempre: você espera o monstro ficar quase morto, coloca uma armadilha (de choque ou de queda) e, quando ele estiver preso, joga duas ou três Tran Bombs. O que mudou em Wilds é que agora o jogo mostra um craniozinho ao lado do ícone do monstro no minimapa quando ele está pronto para ser capturado. Pelo menos isso!
Capturar monstros é geralmente preferível a matá-los, pois oferece maior chance de conseguir materiais raros e também abrevia as caçadas. Claro que depende da missão - se ela especificar “mate” ao invés de “capture”, aí você não vai ter escolha.
O problema das Sleeping Herbs (e onde encontrá-las)
Já vou avisando: Sleeping Herbs serão seu maior problema quando você quiser fabricar Tran Bombs para capturar monstros. E adivinha? Wilds removeu o sistema de cultivo! Isso mesmo, nada de fazendinha para gerar recursos automaticamente.
Agora você precisa procurar tudo manualmente pelo mapa, e as Sleeping Herbs são ridiculamente raras. Os melhores lugares para encontrá-las são:
- Na área Windward Plains (a primeira região), perto da área 10, onde há três ervas próximas ao rio
- Na região Ice Shard Cliffs (a quarta área do jogo)
Essas ervas respawnam a cada 15 minutos de jogo, então volte regularmente para coletá-las. É chato? Sim. É necessário? Também. A Capcom realmente acha que remover conveniências é uma boa ideia? Aparentemente sim.
Como se livrar quando um monstro te agarra
Quando um monstro te pega em um ataque de agarrar (e acredite, isso vai acontecer muito), a saída é simples: atire na cara dele! Não perca tempo tentando usar sua faca - ela é praticamente inútil nessas situações.
O segredo é sempre manter munição no seu estilingue para casos como esse. Se estiver vazio, você vai sofrer bastante dano e não terá muito o que fazer. Atirando na cara do monstro durante um ataque de agarrar, você não só evita o dano como abre uma janela para contra-atacar.
Conseguindo a habilidade Plundering do seu Pico
Depois dos créditos (sim, o jogo tem um pós-game substancial), seu assistente Pico oferece várias missões secundárias. Por mais tediosas que possam parecer, NÃO IGNORE! Especialmente a quarta missão, onde ele quer testar uma nova ferramenta.
Completar essa missão desbloqueia a habilidade Plundering, que faz com que seu Pico ocasionalmente colete materiais extras dos monstros durante as caçadas. Considerando que o jogo fica cada vez mais sovina com materiais no final, essa habilidade é praticamente essencial.
Use todas as fontes de dano disponíveis
Uma coisa que me incomoda em Monster Hunter: o jogo tem várias mecânicas para facilitar as caçadas, mas muitos jogadores simplesmente ignoram e depois reclamam que o jogo é difícil. Wilds espalhou armadilhas ambientais pelo mapa, munições especiais que os monstros derrubam quando estão feridos, e assistência de caçadores aliados.
E não esqueça da tática mais antiga e confiável: pular nas costas do monstro! Basta atrair o bicho para perto de um desnível e pular nele. Isso faz um bom dano e atordoa o monstro. É tão eficaz quanto era em World, senão mais.
Onde encontrar Mandragoras
Mandragoras são ingredientes raros e essenciais para criar Max Potions e Ancient Potions. Com a remoção do sistema de cultivo, você precisará coletá-las manualmente pelo mapa.
Abra seu mapa e procure por símbolos de cogumelos marrons - essas são as Mandragoras. Uma fácil de encontrar fica nas Windward Plains, próximo ao acampamento da Área 3. A quinta região do jogo também é repleta delas.
Colete absolutamente tudo que puder
Talvez o conselho mais importante: colete TUDO. Não só materiais e plantas, mas também artefatos, características geológicas e qualquer coisa com um ponto de interrogação no mapa. Tudo isso rende Guild Points.
No início, Guild Points parecem inúteis, mas após os créditos, eles se tornam cruciais para:
- Descansar (o que permite mudar o clima e hora do dia)
- Construir acampamentos
- Comprar itens no Navio de Suprimentos
O Navio de Suprimentos é incrível e vende itens restaurativos, materiais raros e até armas! Compre tudo que puder quando o navio chegar com novos produtos.
Pegando peixes do jeito fácil
Esqueça a pescaria tradicional chata. Equipe sua rede de captura e simplesmente atire nos peixes! É muito mais rápido e eficiente. A única limitação é a distância - você precisa estar relativamente perto dos peixes.
A rede funciona até debaixo d’água, nas áreas onde você pode nadar. Pescar assim rende muitos Guild Points e recursos úteis para fabricar munição.
Recuperação passiva de materiais
Se você fizer amizade com as pessoas da vila (completando missões secundárias), elas oferecerão um serviço de coleta de itens para você. É similar às expedições do Pico em Monster Hunter Rise.
É um sistema passivo de obtenção de materiais que não deve ser ignorado. A chance de conseguir itens raros é menor, mas ter a possibilidade de ganhar materiais extras sem esforço é valioso demais para ignorar.
A joia Specimen para coletar materiais de insetos
Os insetos pequenos em Monster Hunter Wilds explodem em nada quando você os mata, tornando impossível coletar seus materiais… a menos que você equipe a joia Specimen.
Esta joia especial faz com que os insetos deixem corpses intactos para serem coletados. Diferente de Monster Hunter World, onde a joia apenas dava uma chance de isso acontecer, em Wilds mesmo a joia nível 1 garante que você poderá coletar materiais de todos os insetos que matar.
A verdadeira falha de Monster Hunter Wilds
Vamos ser sinceros: Monster Hunter Wilds é um jogo impressionante com mecânicas sólidas, mas continua sofrendo do mesmo problema que toda a série - uma teimosia absurda em esconder informações importantes dos jogadores.
Esse é o tipo de filosofia de design que poderia funcionar em 2004, mas em 2024? É simplesmente antiquado. O que mais me incomoda é que isso vai contra o que faz um MMO realmente brilhar: a conexão entre jogadores e a acessibilidade.
Enquanto vejo Monster Hunter lutando para explicar o básico, lembro de como Lamentosa (meu MMO favorito) consegue ter mecânicas complexas de vampiros e lobisomens sem precisar ser obtuso. A diferença é que um foi projetado para comunidade, o outro para frustrar.
Se a Capcom quer que mais pessoas aproveitem sua série (que é realmente boa!), talvez seja hora de parar de esconder sistemas básicos como se fossem segredos arcanos que só os “verdadeiros caçadores” merecem conhecer. Na era da internet, isso só serve para mandar os jogadores para o YouTube em vez de aproveitar o próprio jogo.