Se você joga Old School RuneScape, já deve ter se deparado com aquela cena frustrante: dezenas de personagens repetindo os mesmos movimentos mecânicos, ocupando seus spots de farm favoritos. Bots estão por toda parte em Gielinor, fazendo praticamente todo tipo de conteúdo imaginável. Alguns até conseguem chegar à primeira página dos rankings. A pergunta que não quer calar é: por que a Jagex simplesmente não bane todos eles de uma vez? A resposta é muito mais complexa e fascinante do que uma simples teoria da conspiração sobre executivos inflando números de jogadores.
Vamos mergulhar fundo nesse problema que assola o mundo dos MMORPGs e entender por que combater bots é uma das tarefas mais desafiadoras da indústria de jogos online. Prepare-se para descobrir que a solução não é tão simples quanto apertar um botão mágico de “deletar bots”.
O Jogo do Gato e do Rato: Como Funciona a Detecção de Bots
Para entender o problema, vamos imaginar um cenário simplificado. Pense em um jogo chamado “Fish Clicker” - um mundo com apenas um tile de terra e um ponto de pesca ao lado. Os jogadores pescam e descartam os peixes quando o inventário fica cheio. Simples, certo? Agora imagine que dois jogadores se inscrevem: um humano e um bot.
Como em qualquer MMO, incluindo RuneScape, os jogadores enviam mensagens do cliente do jogo para o servidor, que verifica se são ações legais e as executa. Aqui está o primeiro grande problema: as ações que um jogador realiza são exatamente as mesmas que um bot realiza. A diferença nunca está no que os bots fazem, mas em como eles fazem.
Isso significa que não podemos banir bots baseados apenas em suas ações, mas sim nos padrões criados por múltiplas ações. Todo jogador está pescando e descartando peixes - alguns continuarão apenas pescando mesmo quando houver outras opções disponíveis. Portanto, jogar de forma “estranha” não é necessariamente sinal de bot.
A Armadilha dos Falsos Positivos
Voltando ao nosso exemplo do Fish Clicker, imagine que você percebe algo interessante: o bot descarta todos os 28 peixes em um único tick do jogo, muito mais rápido do que qualquer humano conseguiria. Excelente! Esse é um padrão fácil de detectar. Bannimos qualquer jogador que envie 28 comandos de descartar em um único tick.
Pattern matching (correspondência de padrões) é a forma mais inteligente de encontrar e banir bots, já que a maioria é executada em grandes farms onde identificar seu padrão específico facilita encontrar todos eles. Embora a Jagex não divulgue os métodos que usa para detectar bots, podemos ter certeza de que utilizam formas de pattern matching.

Mas aqui vem o grande problema: no dia seguinte, um novo bot aparece descartando apenas 14 peixes por vez. Nosso sistema foi quebrado. Baixamos o limite para 13, mas logo surge outro bot descartando 10 por vez. Decidimos então ser radicais e baixar para 6 peixes… e acabamos de banir o único jogador humano do Fish Clicker porque ele era rápido o suficiente para ser pego pela regra.
Isso é chamado de falso positivo - quando um jogador legítimo é incorretamente marcado como bot. E aqui está uma verdade brutal da indústria: um jogador banido injustamente provavelmente abandonará o jogo e contará a todos que conhece para não jogarem também. Para a Jagex, isso representa uma perda significativa de receita. Muitos jogadores pagam cerca de 100 dólares por ano há uma década e continuarão pagando por mais uma ou duas décadas - estamos falando de milhares de dólares por jogador.
O Dilema Econômico: Quando o Dinheiro Entra na Equação
Esse é o primeiro grande motivo pelo qual a Jagex não simplesmente bane todos os bots: falsos positivos são muito piores do que deixar alguns bots continuarem operando. Mas não é o único motivo.
O problema se agrava quando consideramos que não podemos fazer pattern matching em apenas uma coisa para banir bots. Poderíamos deixar a regra de descarte em 14 ou 28 peixes por tick, mas como os botters conhecem as regras e os jogadores não, os botters simplesmente contornarão essas limitações enquanto jogadores legítimos podem acidentalmente ou por algum bug serem pegos no fogo cruzado.
Por exemplo, problemas de conexão podem fazer com que todas as requisições de descarte de um jogador sejam comprimidas em um único tick, resultando em ban instantâneo. Poderíamos tornar públicos os padrões específicos que usamos para identificar bots, mas como já vimos, quando um botter descobre nosso padrão, ele simplesmente muda o comportamento.
O Jogo de Esconde-Esconde: Por Que o Segredo é Essencial
É por isso que as técnicas de detecção de bots são segredos extremamente bem guardados entre empresas de jogos. A simplicidade do nosso pattern matching causou dois problemas: não apenas bania jogadores legítimos acidentalmente, mas também permitia que botters descobrissem rapidamente o motivo dos bans e mudassem seu comportamento.
A melhor coisa que podemos fazer é manter nossos critérios em segredo. Uma forma fácil de esconder os critérios de ban é atrasar o banimento - marcamos um bot para exclusão e o banimos alguns dias depois. Assim, o botter não tem como saber qual padrão específico foi identificado.
Mas isso apenas torna as coisas mais difíceis, não impossíveis. O que temos aqui é um jogo eterno de gato e rato. Nossos padrões são secretos e os botters estão tentando descobri-los. Se um botter descobre as regras específicas que estamos usando, ele pode botar o quanto quiser sem nunca ser detectado.
Para jogos menores sem incentivo financeiro para botar, isso provavelmente não é um grande problema. Mas no RuneScape, há dinheiro envolvido - e muito dinheiro.
A Realidade Financeira que Alimenta o Problema
Se você pode vender um milhão de moedas de ouro no jogo por 15 centavos de dólar do mundo real, qualquer bot indetectável pode facilmente render 15 centavos por hora. Meio dólar é uma quantia decente para ganhar sem fazer nada além de clicar em um botão. Mas isso é apenas um bot por hora.
Se você tem recursos, pode executar 500 ou 1.000 bots simultaneamente, ganhando 250 ou 500 dólares por hora. E você pode manter os bots rodando por muitas horas por dia. Se você como botter consegue descobrir o padrão de detecção, ganha uma quantidade incrível de dinheiro.
Do lado da Jagex, se eles cometem qualquer erro, perdem uma pequena quantia de dinheiro em bots não detectados, mas perdem muito mais se banirem jogadores legítimos. Os incentivos simplesmente não se alinham para um sistema perfeito.
A Jagex Está Realmente Fazendo Algo?
Apesar de tudo isso, a Jagex realmente tenta banir bots, mas é propositalmente muito cuidadosa sobre o quão agressiva é. E para deixar claro: a Jagex não está fazendo um trabalho tão ruim assim.
Você pode encontrar discussões públicas de botters em fóruns da web ao longo de décadas reclamando sobre sua incapacidade de executar bots sem serem detectados, desejando ter um informante interno para permitir que façam bot sem serem banidos. Além disso, a Jagex publica informações sobre seu trabalho anti-bot em um site para qualquer um ver.
No momento, eles afirmam ter banido 2,5 milhões de bots apenas este ano. A maioria provavelmente nem saiu da Tutorial Island. Então, por que a Jagex não simplesmente bane todos os bots? Bem, acontece que é um problema realmente difícil de resolver.
O Que Nós, Jogadores, Podemos Fazer?
Mas existe algo que podemos fazer como jogadores? Sim, na verdade existem duas coisas fundamentais.
Primeiro, reporte bots quando os ver. Os funcionários da Jagex podem ver quem está sendo reportado, e isso pode ajudá-los a encontrar os padrões necessários para banir bots com mais facilidade. Não subestime o poder de uma denúncia bem feita.
Segundo, e talvez mais importante: compre gold apenas através dos bonds oficiais da Jagex. A razão pela qual a maioria dos bots existe é para ganhar dinheiro. Remover esse incentivo eliminaria a maioria dos bots do jogo.
Mas enquanto jogadores continuarem gastando dinheiro real por moeda do jogo através de canais não oficiais, os botters continuarão tendo motivos para seguir lutando contra a Jagex e enchendo o jogo de bots. É uma questão de oferta e demanda - se não houver demanda, a oferta desaparece naturalmente.
A batalha contra os bots em Old School RuneScape é complexa, multifacetada e provavelmente nunca terá uma solução definitiva. É uma guerra de atrito onde a Jagex precisa equilibrar constantemente a proteção dos jogadores legítimos com a detecção eficaz de bots. Entender essa realidade nos ajuda a apreciar o trabalho feito nos bastidores e a reconhecer nosso papel nessa luta contínua pela integridade de Gielinor.